domingo, 9 de setembro de 2012

Universitätsallianz Metropole Ruhr (UAMR)

Hoje contarei a vocês um pouco de como funciona a universidade onde estudo.
Na primeira semana aqui , tive uma apresentação da Universitätsallianz Metropole Ruhr, mas fiquei me perguntando o que seria isso?! Hoje já posso responder.
O rio Ruhr atravessa as cidades de Dortmund, Bochum e Duisburg-Essen. Bochum se localiza no centro dessas duas cidades, para irmos daqui para as outras cidades são apenas 10 minutos de trem. Pois bem, como as cidades são próximas, e cada uma tem a sua universidade, em 2007 (se não me engano) elas resolveram se juntar e criar a Aliança das Universidades da Metrópole do Ruhr. Com isso ela se tornou a maior universidade da Alemanha, e segundo dados do Ciência sem Fronteiras (CsF) essas três universidades foram as que mais ofereceram vagas para o programa do CsF  (no qual estou participando).
Devido a essa importância, na primeira semana que estávamos aqui, fomos apresentados para os reitores de cada uma das universidades e o reitor geral. Foi um encontro interessante onde o idioma oficial era o alemão, mas havia algumas coisas que se traduzia para o inglês e o português.
Foi ai que comecei a me sentir importante, pois desde quando entrei na UFSCar o reitor de lá nunca moveu um fio de cabelo para conversar com os alunos, somente na época das eleições para reitor para pedir voto. Aqui depois da apresentação de todos os reitores e diretores, o reitor da RUB (Ruhr Universität Bochum) foi conversar com a gente... de tão gente fina que foi... tiramos até foto com ele!
Ele falou conosco que tem vontade de ir pro Brasil, e que no fim do ano haverá uma feira com todos os alunos estrangeiros aqui na universidade e ele queria que houvesse uma barraca falando sobre o Brasil (das cidades, das comidas tipicas e da cultura). Falou também das aulas de capoeira entre outras coisas. O reitor está na foto abaixo, é o que está de gravata, a moça de camisa azul e cabelo curto (que parece a Magali da Turma da Mônica) é a Frau Bichman que me ajudou com todas as dúvidas que eu tinha desde quando fui selecionado para vir pra cá, e a direita, também de azul, e cabelo louro é a responsável pelo escritório internacional.


Por fim descobrimos que como se trata de uma aliança universitária nós poderemos fazer matérias em qualquer um dos três campis da UAMR ( Universitätsallianz Metropole Ruhr).

Nenhum comentário:

Postar um comentário