quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Apresentação na Universidade

Os participantes do Ciência sem Fronteiras foram apresentados pra o escritório internacional no dia seis de agosto, antes do teste da prova de nivelamento para o curso de alemão. Finalmente, conheci a Frau Bichmann. Essa mulher era a que respondia todas as minhas dúvidas sobre o intercâmbio, sobre a faculdade e foi a mesma que me ajudou a achar um local para eu morar!
Depois disso, um professor da área de sociais falou em português com a gente e deu as boa vindas!( Ele ficou três anos ai no Brasil fazendo pesquisas na UFMG...o cara fala muito bem o português!) Posteriormente, falou a professora responsável pelo convênio da universidade com o programa ... e por fim foi a vez da Frau Hellmann (não é a maionese) falar sobre o curso de alemão, obviamente, em alemão (entendi uns 80% do que ela disse).
De todos os participantes que estao aqui, quinze deles (incluindo eu) vão cursar disciplinas relacionados ao departamento de engenharia civil. Por isso, no dia 14 de agosto tivemos um churrasco (leia se churrasco alemão) com alguns professores e alunos para sermos, novamente, apresentados.
Os professores fizeram uma breve introdução sobre as áreas de pesquisa existentes aqui na universidade de Bochum (tudo em alemão), e nos apresentaram os alunos que serão como nossos padrinhos. Eles nos auxiliarão nas escolhas das disciplinas e coisas da faculdade!
Conversei com uma aluna, expliquei minha área de pesquisa lá no Brasil e ela me disse que tem uma "cadeira" que aborda o que eu estudei, mas só seria oferecida da universidade de Dortmund (cidade a 10 minutos daqui!). Acho que vou faze-la, mas por enquanto o meu enfoque e no aprimoramento do alemão... por isso vou parando por aqui, para voltar aos meus estudos!

PS: o churrasco na tinha picanha como pode ser visto na foto e as bebidas (refrigerante e cerveja) estavam a temperatura ambiente, o que é normal para os alemães!

 Churrasco alemão

CsF de Engenharia Civil 

CsF com os professores do departamento de civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário